O La Puta Calle Tatto e Arte existe existe há dois anos e atende, em média, 25 clientes por semana. Além de tatuagens, o estúdio oferece piercings e alargadores. A loja está localizado na rua João Motta Espezin, 722, Saco dos Limões, em Florianópolis.
Em um ambiente acolhedor com pegada rock'n'roll, o La Puta Calle também abre seu espaço para exposições de arte e shows.
A grande maioria das tintas são feitas a base de pigmentos derivados de metais, o que pode causar reações alérgicas. A tinta amarela possui a substância sulfato de cádmio. Já a azul é feita a base de sais de cobalto. A cor verde contém cromo e suas diferentes variações podem causar fortes coceiras. Também existem tintas antialérgicas, mas o recomendado é fazer testes de alergia antes de se tatuar.
O florianopolitano Bruno, conhecido como Siri, 29, é o dono do La Puta Calle e tatua desde 2006. Ele costuma atender três clientes por dia, em sessões que duram no máximo três horas.
O hare krishna e publicitário Bahaktiananda, 28, não sabe dizer ao certo quantas tatuagens tem. Ele estava finalizando um pássaro e uma flor, em uma segunda sessão que durou cerca de duas horas.
Para Bahakatiananda, os pássaros significam liberdade e ele sempre gostou deles. Entre suas tatuagens estão outros pássaros, flores, uma borboleta e uma vaca.
A dor de uma tatuagem varia conforme a região e a sensibilidade do corpo. Segundo Bahakatianda, a dor não era intensa, já que o antebraço é um lugar exposto diariamente e a pele se torna menos sensível.
O estúdio é repleto de livros, desenhos e quadros que inspiram a tatuar, em um ambiente que mescla o preto e o colorido.
O estúdio conta com dois tatuadores e dois aprendizes, entre eles o curitibano Marcelo Moretto, tatuador ao lado de Siri desde a abertura do La Putta Calle.
A tatuagem nada mais é que uma ferida e, como tal, exige cuidados de higienização e cicatrização. Assim, é fundamental o uso de máscara pelo profissional para não contaminar a região tatuada.
Em parceria com artistas locais, a loja organiza eventos em casas noturnas de Florianópolis. Também oferece sopas e caldinhos para esquentar no inverno, a preços acessíveis. O estúdio tem horários flexíveis e atende da 13h às 22h.
Segundo Bahakatiananda, tatuar é como escrever em um diário: lembranças e sentimentos registrados na pele. “Daqui a dez anos, as marcas não terão o mesmo significado, mas nem por isso serão motivo de arrependimento”, diz.
Bahakatiananda e Bruno estavam discutindo sobre manter o branco e as sombras. O tatuador insistiu para colorir mais, para assim deixar a tatuagem melhor acabada.
Apesar de hoje a tatuagem ser considerada uma expressão moderna da personalidade, é mais antiga do que se pensa. Estima-se que a primeira tatuagem surgiu há 3500 anos para identificar grupos distintos de tribos e clãs.














Em uma sala branca, pequena e bem iluminada, Bruno chega a fazer 3 sessões de tatuagem por dia.
